quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Educação para o Trânsito

PROJETO: EDUCANDO PARA VIDA 
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO PAULINO
DIREÇÃO: ALTAIR FLORINDA CRUVINEL CARDOSO
COORDENAÇÃO; LUCIENE V. DO AMARAL, JOANESIR P. DA C. LEONEL
PROJETO:  EDUCANDO PARA A VIDA
TEMPO E DURAÇÃO: ANO LETIVO/2012
PUBLICO ALVO: 1º AO 9º ANO
EXECUÇÃO: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E PROFESSORES.
1.   APRESENTAÇÃO


Mesmo com o Código de Trânsito, muitos motoristas e pedestres não seguem as leis e isso pode causar graves acidentes de trânsito, levando pessoas à morte. Os dados estatísticos mostram índices preocupantes. Para que as pessoas se conscientizem desse perigo, o Brasil sempre elabora campanhas para Educação no Trânsito.

Muitas campanhas ganharam destaque como o respeito à faixa de pedestres, o uso do cinto de segurança e a não ingestão de bebidas alcoólicas se forem dirigir.

2.   OBJETIVOS


2.1 OBJETIVOS GERAIS

Orientar, educar e conscientizar as pessoas sobre a importância da cooperação de todos para que tenhamos um trânsito seguro.


2.2       OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Resgatar os valores perdidos como: respeitar regras e  ter limites;
·        Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre as leis de trânsito;
·        Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
·        Incentivar reflexões educativas;
·        Permitir que o aluno amplie os seus conhecimentos sobre as leis de trânsito;
·        Esclarecer aos alunos sobre os cuidados que devem ser tomados pelos pedestres;
·        Esclarecer aos alunos sobre os direitos e deveres dos pedestres, motoristas, ciclista e motociclistas;
·        Ensinar sobre cidadania e educação no trânsito
·        Compreender as relações entre símbolos, placas no que se diz respeito à educação no trânsito; Identificar os conteúdos sobre sinalização estudados no cotidiano;
·        Aprender conceitos de probabilidade;
·         Desenvolver as habilidades necessárias para o tratamento de informações através de gráficos;
·         Desenvolver o raciocínio lógico, o olhar crítico e conduzir o aluno a formular estratégias a partir de seu conhecimento matemático;

 3. JUSTIFICATIVA

     Este projeto visa orientar a comunidade escolar, sobre as consequências que teremos se não obedecermos às regras e leis de trânsito, desenvolvendo assim, o resgate social, exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas,
 4. PARCERIAS DO PROJETO

·         Secretaria Municipal de Trânsito (DEMUTRAN)
·        Policia Militar;

5.  ATIVIDADES DO PROJETO TRÂNSITO NA ESCOLA – (desenvolvimento)

5.1  ATIVIDADES EM CLASSE

·        Desenvolver a linguagem oral, corporal e raciocínio;
·        Produção de texto
·        Identificar tipos de frases;
·        Conversas diárias sobre o tema;


5.2  ATIVIDADES EXTRACLASSES

        Passeata em volta da escola, observando os sinais de trânsito;
        Palestra com o Secretário Municipal  de Trânsito, Sr Basileu Jr

6. RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS

6.1  RECURSOS HUMANOS

·        Professores;
·        Palestrante;
·        Coordenação;
·        Direção
·        E outros.


 6.2  RECURSOS MATERIAIS

        Datashow
        Computador;
        Internet;
        Papel;
        EVA;
        Cola;
        Tesoura;
        Cordão;
        E outros...

AVALIAÇÃO

 
 Através de atividades diversificadas que possibilitam observar as atitudes e os procedimentos dos envolvidos, após os trabalhos realizados. Enfim, a mudança de postura de forma positiva.


BIBLIOGRAFIA

·        Portal do professor


                                   






Palestra com o Policial Militar Juliano C. Magalhães.



  


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